1 de set. de 2011

Aprenda a fazer apresentações eficientes com apenas duas regras

Esta é uma dúvida comum a quase todos os profissionais das mais diversas categorias. Afinal de contas, nem sempre é fácil entender porque as pessoas não se interessam pelo que estamos falando mesmo quando o assunto é de suma importância também para elas e para o seu desempenho profissional.


Existem muitas dicas e técnicas a respeito, mas a principal é: Seja sempre claro e objetivo. Parece simples, e é mesmo. Porém, quase ninguém pratica!

Para sermos claros devemos utilizar o vocabulário adequado, escolher as palavras certas e não usar expressões de duplo sentido. E é muito comum que, no ato da apresentação, algumas pessoas na ânsia de mostrar conhecimento ou importância, passem a usar palavras mais difíceis ou pouco usuais que, é provável, nem elas tenham certeza do que significam! Quer um exemplo? O que você entende por: “Substância inorgânica polar, composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio de estrutura não-rígida, ao chocar-se reiteradamente contra substância calcária de fortes ligações interatômicas no estado sólido, termina, após certo tempo, por conseguir com sucesso atravessar a complexa geometria molecular do segundo corpo em questão”? Falando claramente fica assim: “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura!”

Já a objetividade tem a ver com o tempo utilizado na apresentação. A melhor forma de ser objetivo é não desviar do caminho: “começo, meio e fim”. Falar com objetividade não quer dizer falar rapidamente. Ao contrário, pode-se falar por mais de uma hora e ser objetivo ou por apenas três minutos e mesmo assim, agir de forma redundante. Tudo depende de como trabalhamos o conteúdo. O ideal é identificar e delimitar o assunto para enumerar os argumentos principais e retirar o que não for essencial.

Se você montar sua apresentação com clareza e objetividade já terá feito mais de 70% para conseguir atenção e ser eficiente. Nos próximos artigos, vamos dar dicas sobre como deixar sua apresentação eficiente para os diferentes tipos de público.

Abraços e até breve.

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