30 de set. de 2009

Apresentação Eficiente é mais do que Oratória

Apresentação eficientes são preocupação de profissionais de todas as áreas e cantos do país.

Neste artigo da Revista Incorporativa, o reforço do que frisamos sempre: Apresentação Eficiente é muito mais do que oratória.

Veja o artigo:

a íntegra está em: http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=2529

No mundo empresarial, fazer uma boa apresentação em público, quer seja em uma palestra, negociação ou mesmo em uma reunião de equipe, é vital tanto para a empresa quanto para o próprio executivo que a realiza. Mesmo conscientes desse fato, muitos profissionais encontram grandes dificuldades devido à inibição de falar para uma platéia, problema muito mais comum do que imaginamos. Segundo a revista Você S.A., falar em público está entre os três principais medos do brasileiro.

Mesmo profissionais experientes têm problemas para transmitir idéias ou opiniões, tornando suas exposições monótonas, truncadas e desinteressantes. "Isso acontece porque, na maioria dos casos, elas são coadjuvantes de suas próprias apresentações. "Tornam-se leitores de 'livros iluminados', achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e ilustrações", considera professor Ney Pereira, coordenador de desenvolvimento de CEOs da Compass Business School (www.compassbr.com.br) e responsável pelo treinamento de executivos de empresas nacionais e internacionais como Petrobrás, Vale , Santander, Claro, Banco do Brasil e Bovespa.

Pereira é o orientador do curso "Como argumentar e convencer em apresentações empresariais", a ser realizado pela Compass no mês de outubro em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e cujo objetivo é justamente treinar e orientar os executivos a deixar suas inibições de lado para aprimorar suas apresentações. Alguns dos temas abordados pelo curso são: estudo das variáveis psicológicas que envolvem o medo de falar em público e comunicação em seu sentido mais amplo; análise dos tipos de manifestações de fala pública, características e diferenciação técnica; divisão da apresentação (objetivos estratégicos e argumentação).

"Um erro comum cometido pela maioria das pessoas é considerar que uma apresentação baseia-se somente na oratória. A comunicação é muito mais abrangente. Assim como os recursos audiovisuais, a oratória é importante, mas deve estar associada também a outras vertentes, como filosofia, andragogia (técnicas para ensinar adultos), comunicação não verbal e até metafísica, formando um todo", afirma Pereira, que também é docente do CEO Internacional FGV, coordenador do Curso FGV Empresarial. Responsável pela Oficina de Comunicação e Condução de Grupos (Vale - FGV Online) e Professor da disciplina Comunicação Interpessoal e Técnicas de Apresentações do MBA em Marketing.

Serviço:

Tema: "Como argumentar e convencer em apresentações empresariais"
São Paulo
Data: 1/10 e 8/10
Inscrições: www.compassbr.com.br ou (11) 3443-7696

Rio de Janeiro
Data: 2/10 e 9/10
Inscrições: www.compassbr.com.br ou (21) 3973-3936

Brasília
Data: 29 e 30/10
Inscrições: www.compassbr.com.br ou (61) 3224-8180

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