6 de out. de 2009

A aparência importa porque chega primeiro

Neste artigo da HSM do dia 05/10, dicas de marketing pessoal. Mais um reforço do que sempre dizemos em aula: como as aparências chegam primeiro, se não fizermos uma boa apresentação pessoal de imediato, dificilmente teremos chance de mostrar nosso domínio de conteúdo.

O link da publicação é:
http://br.hsmglobal.com/notas/54805-imagem-pessoal-sucesso-na-carreira?utm_source=news_rh&utm_medium=news_rh&utm_content=news_rh_imagem-pessoal-sucesso-na-carreira&utm_campaign=news_rh

Abaixo está a reprodução:

O sucesso profissional muitas vezes é medido pela imagem e marketing pessoal. Independentemente da idade, cargo ocupado ou função desempenhada, o marketing pessoal é uma ferramenta indispensável para a concretização do projeto de vida e de carreira.
Não se pode negar que nossa sociedade é cada vez mais visual. Segundo dados do Professor PhD Albert Mehrabian, pioneiro na compreensão da comunicação desde 1960, após uma conversa, o que mais se destaca em uma pessoa é a sua aparência e as suas ações (55%). A maneira de se expressar vem em seguida (38%), e só depois é que aparece o conteúdo (7%).
Esses dados confirmam que a imagem pessoal tornou-se um dos aspectos que realmente contribuem para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Porém, ela não é medida somente pela roupa que vestimos, pelo relógio que usamos, pelo notebook que trabalhamos e muito menos pelo carro que andamos. A energia positiva e o entusiasmo, pelo que se quer e pelo que se faz, transmitidos na imagem pessoal, na voz e no posicionamento do profissional, são fatores que também influenciam no sucesso.
Para saber como transmitir uma boa imagem pessoal e comportamental, veja algumas dicas:
- Consciência corporal: uma postura correta transmite a impressão de segurança e confiança ao entrevistador;
bevite falar perto e/ou alto demais, não use o gerúndio; evite expressões de novelas ou populares, e nunca use palavrões e gírias;
- Modismos: atenção aos modismos de brinco, fivelas e piercing. Discrição e o bom senso têm que prevalecer;
- Maquiagem: mulheres podem aproveitar da maquiagem aos 20 anos, fazer alguns pequenos corretivos aos 40 anos e sofisticar aos 50 anos;
- Acessórios: cuidado com relógios e pulseiras; utilize sapatos apresentáveis, nunca use meias brancas ou desfiadas;
- Cores: tente usar cores discretas e neutras. Tenha roupas bem acabadas e estruturadas. Invista em bons tecidos – algodão de preferência;
- Roupas: cuidado com o comprimento das saias; evite os decotes, as transparências e os babados;
Celular: sempre desligado em reuniões; se precisar deixar ligado, informe que está aguardando uma ligação; sempre se identifique e pergunte se a pessoa pode atendê-lo antes de iniciar a conversa; cuidado com os toques engraçados;
- Cuidados com os cabelos: mulheres devem estar sempre com o cabelo bem cortado e procurar não movimentá-los muito; homens devem ter atenção com a barba, tem que estar bem aparada.
- Cartão de Visita: sempre na horizontal. Ao recebê-lo dê atenção e não brinque com o cartão. Leia e valorize o que recebeu. Em geral é melhor entregar no final, se não contiver o celular, anote-o.
- Ao telefone: sempre sorria, a pessoa do outro lado perceberá a sua postura simpática. Não fale alto demais, evite fofocas, seja breve.

É importante trabalhar as boas maneiras que fazem parte das ações de comunicação dos profissionais e podem contribuir na melhoria do marketing pessoal. Eis algumas questões que são utilizadas para trabalhar a apresentação pessoal dos profissionais:
1 - Qual é a imagem exigida pela carreira ou pela posição que você está querendo?
2 - A sua imagem pessoal corresponde, nesse momento, à imagem adequada à nova carreira?
3 - Em caso contrário o que será preciso fazer para auxiliá-lo a assumir a imagem adequada à sua nova carreira?
4 - Você se pergunta quem vai encontrar e o que vai fazer antes de se vestir?
5 - Você acha que tudo aquilo que veste envia uma mensagem - seja positiva ou negativa?
6 - Quais são suas impressões sobre alguém que acabou de conhecer?
7 - Quais são os padrões que influem na formação de suas opiniões sobre um profissional?
Com essas questões o profissional pode exercitar suas ações, cuidar da imagem e desenvolver um marketing pessoal, estratégias fundamentais para se destacar no mercado de trabalho.

Por Sabina Donateli (consultora de imagem profissional da Career Center) e Priscila D´Addio (gerente de Novos Negócios e Relacionamento da Career Center)
HSM Online
05/10/2009

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