25 de abr. de 2010

Sua forma de comunicação continua provocando reflexos em outras pessoas

Vou reproduzir um trecho do post do blog do Marcio Mussarela, da Você S.A. (o link está logo abaixo) que fala sobre comunicação sustentável - um conceito que ele criou para definir algo muito importante e que sempre discutimos em sala de aula - seus atos continuam repercutindo, mesmo depois que você termina de falar... e refletem também em outras pessoas ajudando-as a formar a própria opinião a respeito de você.

Leia:

"Você usa a comunicação sustentável para conseguir das pessoas:

1. Tomada de decisão e solução de problemas
2. Equilibrio emocional (sincronia)
3. Colaboração / cooperação / conexão
4. Promoção de mudanças
Nos próximos posts falarei mais detalhadamente sobre cada um deles mas por enquanto vamos ao conceito essencial:
Você sabe o que é ser sustentável?
Podemos definir sustentabilidade como o conjunto de práticas que buscam diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que podem prejudicar o meio ambiente
É preocupar-se com os desdobramentos daquilo que você faz e o impacto que suas atitudes podem causar futuramente. Desta forma você molda suas ações presentes para que elas rendam bons frutos ou pelo menos causem o mínimo impacto negativo no ambiente em que você vive. É também entender que você não está sozinho no mundo e levar em consideração todas as outras pessoas que podem ser impactadas por você hoje e sempre.
Resumindo: O que você faz hoje pra você, reflete no amanhã de alguém mais. Perceba, pense e preserve.
Trazendo o conceito de sustentabilidade para a comunicação é exatamente a mesma coisa. É você ter consciência de que sua comunicação não se encerra no momento em que ela ocorre, mas sim que ela deixa resíduos duradouros e que serão utilizados por outros ao longo de sua caminhada.
É utilizar a comunicação em pleno potencial sem esgotar ou prejudicar os recursos futuros.
Exemplo disso é o vendedor que constrói uma relação de fidelidade com seu cliente ao invés de tentar tirar tudo o que pode em uma única venda pensando apenas na meta do mês.
O quanto sua comunicação impacta no seu ambiente de trabalho? Você está construindo ou destruindo no longo prazo? Quais e quantos resíduos você deixa? O que fica na cabeça das pessoas com quem você interage?
Essas e muitas outras questões aparecerão em nosso caminho durante a jornada da comunicação sustentável. Vamos com calma. Por hoje basta você saber o seguinte:
Sua comunicação impacta no seu ambiente de trabalho transformando-o e moldando-o de acordo com as necessidades, objetivos e interpretações de cada um.
Resta saber se o que você faz é pensando apenas no ganho imediato ou na longevidade de suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário