10 de set. de 2012

Como vencer o medo de falar em público

Quem nunca sentiu pelo menos um mal estar antes de falar em público que atire a primeira pedra...

O problema é comum até para os oradores mais experientes. Mesmo quando dominamos profundamente o assunto, há momentos em que as pernas tremem, o coração dispara, as mãos gelam e a respiração fica ofegante. Nestas horas, as ideias se embaralham e não é raro que a gente sinta que não é capaz nem de dizer o próprio nome, sem demonstrar nervosismo.

Por que o medo aparece?

O medo costuma aparecer porque temos consciência de nossas próprias falhas ou porque projetamos pensamentos negativos, que podem ser infundados. Ou seja, na prática, sofremos por antecipação. Antes de começar a falar já estamos passando mal porque as glândulas suprarrenais disparam adrenalina que vai mexer com nossa pressão arterial, enrijecer os músculos, fazer circular um excesso de energia que, se não for bem aproveitado, nos dá a sensação geral de nervosismo e descontrole.

O pior é que quanto mais descontrolados, mais adrenalina produzimos... forma-se um ciclo vicioso que só é rompido quando conseguimos nos acalmar.
 
Quando não conseguimos controlar o medo, todo o domínio do conteúdo passa a ficar em segundo plano. O nervosismo e a ansiedade podem até prejudicar nossa memória e a assimilação do tema que estamos expondo.

Mas, como ficar calmo antes de falar em público?

A melhor dica é trabalhar a ansiedade. Lembre-se: ter medo de falar em público é sofrer por antecipação. Precisamos colocar no devido lugar alguns paradigmas que não fazem sentido quando submetidos à razão, mas que na maioria das vezes, nos impulsionam a sofrer de ansiedade.
  • Perfeccionismo: Tenho que agradar a todo mundo.
  • Baixa-estima: Todo mundo é melhor do que eu.
  • Medo de errar: não posso cometer nenhum erro ou estou arruinado
Obviamente, estas posturas não podem ser sustentandas o tempo todo. Mas prevalecem com muita força no nosso campo emocional atrapalhando nosso desempenho. É preciso modificá-las, sem arrogância ou receio de parecer petulante.
  • Não dá para agradar a todo mundo ao mesmo tempo. Mas posso agradar a maioria.
  • Alguém é melhor do que eu, mas neste momento, vou dar o melhor de mim e todo mundo vai perceber isso.
  • Se cometer qualquer erro, não preciso perder o controle. Basta, pedir desculpas e seguir adiante. 
Para combater o medo, conheça o assunto, ordene as ideias e pratique bastante. Não o alimente, imaginando suas falhas. Estabilize suas emoções e trabalhe sua imagem de sucesso a partir do pensamento. Toda vez que o medo reaparecer, lembre-se desta valorização e mantenha o foco nesta imagem.

Se você dominar o assunto e conseguir controlar sua ansiedade no momento de falar em público, suas emoções vão ajudar a conquistar os ouvintes. Como já dizia, o filósofo e matemático inglês Bertrand Russel, no século XIX, “Quando se vence o medo, começa a sabedoria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário