14 de jan. de 2010

Só tomar conta do projeto é fácil, o difícil é gerenciar de fato

No blog da HSM, um link para um comentário interessante sobre a diferença entre "tomar conta" e "gerenciar projetos".

Abaixo, a reprodução do post no blog e o link para o local de publicação original.

O gerente de projetos e o tomador de conta
por Marcelão em 09 de Janeiro de 2010 às 10:38 pm


Encontrei esse excelente texto do Luiz Edmundo no site Web insider que trata da diferença entre um verdadeiro gerente de projetos e alguém que apenas toma conta do projeto. Ao final do texto, inseri um link para um vídeo que encontrei com uma simulação de uma situação de projetos com várias falhas. Será que vocês conseguem encontrar quais foram os erros cometidos e comentá-los?

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“Qual é a dificuldade de ser gerente de projeto? É só saber perguntar para quem vai executar a tarefa: ‘quando é que você acha que fica pronto?’ e anotar no Project. E depois ficar cobrando: ‘Tá pronto? E agora tá pronto? E agora tá pronto?’

E se for o caso, reportar para o superior: ‘Chefe, olha aqui, o fulano falou que tal tarefa vai estar pronta dia tal’.

Ser gerente de projetos é muito mais do que montar e cobrar cronograma. E mesmo essas atividades não são tão simples como parecem.

Montar um cronograma é muito mais do que “colocar atividades no post”. Começa antes, na identificação dessas atividades, baseado nos produtos a serem entregues, na estimativa de esforço e determinação das precedências entre elas.

E durante a “cobrança” é preciso detectar atrasos antes que eles ocorram e pensar em alternativas. Esse atraso impacta a data final do projeto? Como fazer para retirar esse atraso? Adianta colocar mais recursos para a tarefa X? E para a Tarefa Y?

Para responder essa e muitas outras perguntas (e por enquanto apenas falando em “cobrar cronograma”) existem dezenas de técnicas e métodos (caminho crítico, corrente crítica, fast track ou crushing), que são temas para artigos inteiros.

Gerenciar um projeto é muito mais do que “tomar conta” da equipe e do cronograma. É preciso planejar, acompanhar, comunicar, avaliar riscos, dimensionar esforço, definir estratégias, e, acima de tudo, fazer escolhas.

O que me deixou em dúvida se o Heinz foi irônico ou se acredita no que disse é que já vi muitos projetos sendo “gerenciados” dessa forma. Normalmente esse tipo de “gerenciamento” faz com que o projeto ande bem durante muito tempo, até que o cronograma do Project aponte que o projeto está 99% concluído e não sai mais daí…

É a “síndrome dos 99%” – os 99% são fáceis de atingir; mas esse 1% final, que é normalmente “fazer funcionar”, é que complica. Para esse 1% você precisa de um gerente; os outros 99% podem ser feitos por um tomador de conta…

Eu até imagino a cena, o cara chega, com uma flanelinha na mão e diz: “Tio, posso tomar conta do seu projeto? Deixa ai 10 real pra nóis…”

http://hsm.updateordie.com/lideranca/2010/01/o-gerente-de-projetos-e-o-tomador-de-conta/

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