8 de dez. de 2009

Lições sobre Liderança com quem entende do assunto

Ler Jack Welch sempre vale!

Esta matéria saiu na Revista Incorporativa.

Link: http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=2969


Segredos de um grande líder, segundo Jack Welch - CEO da General Electric
Extraído do Livro ‘Os 29 segredos de Jack Welch’ de Robert Slater


1. Explore o poder da mudança



As regras de Welch:

- Mantenha-se receptivo à mudança. Jack Welch está convencido de que os líderes empresariais que tratam a mudança como um inimigo fatalmente fracassarão em suas atribuições. A mudança, afinal, é a norma, e os líderes empresariais bem-sucedidos precisam ser capazes de ler os sinais do ambiente empresarial em constante mutação.

- Lembre-se de que resistir à mudança é fácil. A postura confortável para a maioria dos líderes empresariais é fazer o mais fácil, resistir à mudança, presumir que o status quo é satisfatório. Welch discorda. O status quo sempre pode ser melhorado.

- Tenha certeza de que seus funcionários estão envolvidos na mudança. Diga a seus colaboradores para considerarem a mudança uma oportunidade. Encare a mudança como um desafio que pode ser vencido com muito trabalho e inteligência.



2. Encare a realidade



As regras de Welch:

- Encare a realidade. Jack Welch põe essa “regra” no topo de sua lista de estratégias empresariais importantes. E tem motivo para isso. Os líderes empresariais que fogem da realidade estão fadados a fracassar. Simples assim.

- Depois de encarar a realidade, aja sobre a realidade. Welch afirma que executivos demais preferem falar da realidade segundo eles próprios a definem, mas estão agindo segundo uma ilusão. Quem verdadeiramente encara a realidade não pode parar aí. É preciso agir sobre essa realidade e adaptar suas estratégias de negócios a essa realidade.

- Encare a realidade e será possível virar o jogo. Enfie sua cabeça na areia, diz Welch, e não há dúvida de que você irá fracassar. Encarar a realidade pode ser a coisa mais difícil que um líder empresarial tem de fazer. Mas é essencial.



3. Gerenciar menos é gerenciar melhor



As regras de Welch:

- Gerencie menos. Ensine seus gerentes a gerenciar menos, dando a eles mais tempo para se dedicar a assuntos mais importantes.

- Instale confiança. Welch acredita que a confiança é uma forma de obter sucesso nos negócios. Trate os funcionários com respeito e anime-os para que se sintam mais confiantes para tomar decisões.

- Saia do caminho. Os funcionários não precisam de constante supervisão. Deixe que cada um faça seu trabalho e ficará surpreso com os resultados.

- Enfatize o ideal, não a supervisão. Gerenciar menos dará aos gerentes mais tempo para pensar em tópicos maiores.

- Enfatize a importância de se ter novas idéias para o futuro do negócio.



4. Crie um ideal, depois saia do caminho



As regras de Welch:

- Lembre-se que cuidar de uma empresa é simples. As complicações só surgem quando as pessoas não recebem as informações vitais.

- Mantenha sempre essas cinco perguntas-chave em mente: Como é o seu ambiente competitivo global? O que seus concorrentes fizeram nos últimos três anos? No mesmo período, o que você fez com eles? De que forma eles poderiam atacá-lo no futuro? Quais seus planos para passar na frente deles?

- Gerenciar é alocar pessoas e recursos. Designe as pessoas certas para função certa, dê a elas o que precisam e depois deixe o caminho livre.

- Os gerentes lideram com idéias. Os gerentes têm de ser abertos. Eles precisam liderar com idéias e divulgá-las em alto e bom som.



5. Não persiga uma idéia; em vez disso, estabeleça apenas alguma metas gerais como estratégia empresarial



As regras de Welch:

- Defina uma estrutura geral para a sua equipe. Não tente estabelecer um plano de batalha detalhado para cada situação. Em vez disso, defina algumas metas gerais que possam mudar de acordo com a situação.

- Crie valores que sejam coerentes com o projeto da empresa. Os valores devem refletir a visão, a cultura e as metas da empresa.

- Certifique-se de que há espaço de manobra. Muito embora os valores básicos possam ser sempre os mesmos, as estratégias podem precisar mudar com o ambiente competitivo.



6. Incentive os funcionários que partilham dos valores da empresa



As regras de Welch:

- Dê mais responsabilidades aos funcionários e eles tomarão melhores decisões. Você aumentará a produtividade da organização ao conceder maior responsabilidade sujeita à prestação de contas a seus funcionários.

- Incentive os funcionários que seguem os valores da empresa, mesmo que não apresentem os números esperados. Os funcionários que seguem os valores da empresa não devem ser demitidos, mesmo que não consigam alcançar o resultado esperado. Pense em remanejá-los se os números continuarem baixos.

- Elimine os funcionários que não vivem os valores da empresa, mesmo que seus números sejam bons. Essa é uma das coisas mais difíceis para um gerente fazer, mas precisa ser feita. Manter esses gerentes pode não prejudicar a empresa durante o tempo de vacas gordas, mas você irá pagar o preço no tempo das vacas magras.



7. Analise criteriosamente sua empresa e defina o que precisa ser ajustado, o que precisa ser estimulado e o que precisa ser dispensado!



As regras de Welch:

- Não enfie sua cabeça na areia. Desde o princípio Welch tem monitorado a atividade do ambiente interno - e externo - da empresa. Fique de olho, sempre atento a todos os fatores determinantes do negócio, do ambiente econômico às medidas tomadas por seus concorrentes.

- Faça “auditorias” regulares de seus empreendimentos para se certificar de que estão saudáveis. Aloque recursos para os empreendimentos líderes de mercado, cuide das empresas em dificuldades e livre-se daquelas que não são competitivas.

- Não tenha medo de contrariar o senso comum. Welch firmou-se ignorando os sabichões e os céticos. Seguir o status quo pode se a receita do fracasso. Tome decisões ousadas baseadas nas realidade das empresas e dos mercados em que eles atuam.



8. Seja o número um ou o número dois e prossiga redefinindo seu mercado



As regras de Welch:

- Desenvolva empresas líderes de mercado. Lembre-se de que as empresas número um e número dois serão capazes de agüentar os períodos de vacas magras, mas os retardatários ficam ainda mais para trás quando as coisas estão difíceis.

- Certifique-se de não estar definindo os mercados de forma demasiado limitada. Não cometa o erro de definir os mercados de forma tão estreita que acabe ficando de fora de importantes segmentos de mercado.



9. Faça o downsizing antes que seja tarde demais!



As regras de Welch:

Faça da constante revisão de despesas e do número de funcionários uma prática. Welch fez o downsizing quando a GE parecia estar saudável. Não parta do princípio de que tudo está bem apenas porque as coisas parecem bem no momento atual.

- Não administre em função de pesquisas. Os CEOs não devem administrar as empresas como se fossem concursos de popularidade. Welch fez a coisa mais antipática nos primeiros anos de sua gestão, contrariando o senso comum. Faça o que você sabe que é certo para a saúde da organização a longo prazo.

- Lembre-se de que um downsizing agora pode evitar problemas muito maiores mais tarde. Se Welch não tivesse feito a restruturação no início dos anos 80, poderia ser necessário eliminar muito mais empregos no futuro.



10. Lance mão das aquisições para dar o grande salto!



As regras de Welch:

- Não tenha medo de dar o grande salto, mesmo que ele vá contra a cultura da empresa. Quando Welch adquiriu a RCA, as regras da GE foram reformuladas. Não tenha medo de tomar uma medida ousada se ela for capaz de fazer a empresa avançar.

- Quem hesita está perdido. Welch provou que agir com rapidez pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Não tenha medo de interromper sua própria reunião da diretoria se isso lhe parecer o correto a fazer.



11. Cultura de aprendizado 1: promova a eliminação de fronteiras e o empowerment para incentivar uma cultura de aprendizado



As regras de Welch:

- Implemente as melhores idéias - não importa de onde tenham saído. Welch acabou com idéia de que as melhores idéias só podem vir de dentro. Certifique-se de que seus funcionários sabem que devem esquadrinhar o mundo exterior atrás de boas idéias.

- Certifique-se de que boas idéias se façam seguir por sua implementação. A não ser que a idéia seja concretizada, terá pouco impacto, Certifique-se de que haja a preocupação de implementar rapidamente as melhores idéias.

- Não subestime a troca de idéias no interior da empresa. Muitas empresas deixam de criar mecanismos de partilhamento de idéias dentro da empresa. Na GE, isso acontece freqüentemente em Crotonville, o centro de treinamento da empresa. Sua empresa está preparada para garantir que esteja havendo o intercâmbio de idéias em todos os níveis e em todos os cantos?



12. Cultura de aprendizado 2: instile as melhores idéias na empresa, não importa de onde tenham vindo



As regras de Welch:

- Faça da busca por novas idéias uma prioridade de todos os funcionários. É essencial que a gerência deixe clara a importância de fazer com que todos se envolvam no aprendizado. Nesses tempos competitivos, as organizações não podem se dar ao luxo de deixar ninguém de fora.

- Promova regularmente reuniões de partilhamento de idéias. Siga o exemplo de Welch e reuna os principais gerentes regularmente (anualmente/bianualmente). Certifique-se de que essas idéias se traduzam em ações.

- Recompense os funcionários que partilham seu conhecimento. Encontre um meio de recompensar os gerentes e funcionários que partilharem suas idéias - e que implementarem práticas eficientes em todos os níveis.



13. Os grandes vencedores do século XXI serão globais



As regras de Welch:

- Habitue-se a pensar sem limitação de fronteiras domésticas. Para ser vitorioso em grande escala na economia globalizada, as empresas devem desenvolver uma estratégia distinta para cada mercado internacional.

- Para ser vitorioso nos mercados estrangeiros, certifique-se de que possui uma sólida base doméstica. Os empreendimentos devem ser fortes em seu próprio país antes de buscar novos mercados fora. A GE sanou, fechou ou vendeu tudo que precisava antes de iniciar seu processo de globalização.

- Procure crescimento de dois dígitos na Europa e Japão. A GE estabeleceu empresas multibilionárias nesses mercados estratégicos. Se você ainda não estiver funcionando lá, pense nesses mercados numa futura expansão.



14. Reduza os níveis hierárquicos: livre-se das gorduras!



As regras de Welch:

- Muitas organizações ainda possuem excesso de níveis hierárquicos. Para saber se a sua organização está com excesso de níveis hierárquicos, pergunte a si mesmo e a seus colegas se as decisões têm sido tomadas com lentidão por causa da hierarquia.

- Faça a redução dos níveis hierárquicos livrando-se de qualquer camada que não faça verdadeiramente uma diferença em todo o processo, Todas as camadas de gerenciamento deveriam passar por um teste de relevância. Se ninguém sabe o que um determinado gerente faz, ele ou ela pode não estar fazendo nenhuma diferença.

- Não permita que as emoções o atrapalhem. Tirar o emprego de executivos pode ser a decisão mais difícil que um gerente precise tomar. Tome a decisão baseado em critérios objetivos, não em sentimentos ou relações.



15. Promova a produtividade usando os três segredos (velocidade, simplicidade e autoconfiança)



As regras de Welch:

- Não parta do princípio de que o que funcionou no passado funcionará no futuro. Esse tema perpassa todos os escritos de Welch e é um dos segredos do seu sucesso. As empresas que enfatizam a velocidade, a simplicidade e a autoconfiança serão as organizações produtivas capazes de mudar em função do ambiente e do mercado.

- Remova os obstáculos para gerar velocidade e autoconfiança. Crie organizações abertas com um propósito claro. Os líderes têm de expressar uma visão e certificar-se de que seus colaboradores têm consciência de como seu empenho ajuda a empresa a ser vitoriosa.

- Lembre-se de que as mensagens simples são as melhores. Mensagens complexas muitas vezes são confundidas ou mal interpretadas. Os recados mais eficientes são simples de entender. Eles acendem uma centelha nas pessoas e aumentam a produtividade, porque as pessoas conseguem “ver” o ideal.



16. Aja como uma pequena empresa



As regras de Welch:

- Não parta do princípio de que grandes empresas não conseguem agir como pequenas empresas. Welch teve de se esforçar para conseguir isso, mas ele sabia que seria capaz de insuflar a paixão e a informalidade de uma pequena empresa na alma da GE.

- “Estruture-se como uma pequena empresa”. Welch removeu os níveis hierárquicos e chefes de departamento que não faziam diferença. Se a sua organização é muito inchada, pense em reestruturar, eliminar as camadas, as fronteiras, a necessidade de aprovação vinda de cima e tudo mais que torne a empresa mais lenta.

- Numa pequena empresa, todo mundo conhece o cliente. Esse é um bom parâmetro que irá ajudá-lo a mensurar o desempenho de sua empresa. Welch gosta de comparar sua empresa à mercearia da esquina. Se a sua empresa é tão grande que parece que ninguém a conhece, então essa é a situação perfeita para essa medida.



17. Elimine as fronteiras



As regras de Welch:

- Identifique as fronteiras que existe dentro da sua empresa. Tudo que crie barreiras entre os departamentos e os funcionários é uma fronteira. Ainda mais nocivo é qualquer fronteira que se interponha entre o seu pessoal e os clientes e fornecedores. Procure eliminar essas fronteiras.

- Se os gerentes antigos não se reunirem regularmente, comece a realizar reuniões a cada trimestre ou semestre. Welch afirma que as reuniões de seu CEC ajudam o fluxo de idéias por todos os diversos empreendimentos da GE. Consiga um ambiente informal e estimule todo mundo a falar livremente e a contribuir com idéias relevantes.

- Para implantar o comportamento sem fronteiras em sua organização, você terá de envolver todo mundo. Se as fronteiras estiverem profundamente arraigadas, considere a realização de uma sessão de Work-out.



18. Desperte a energia de seus funcionários



As regras de Welch:

- Desperte a produtividade envolvendo todo mundo. Certifique-se de que todos sabem como sua contribuição é importante no cômputo geral.

- Transforme os trabalhadores em donos. Os donos têm muito mais interesse pelos negócios. Deixe que os funcionários saibam que a gerência está interessada em escutar toda idéia capaz de melhorar as coisas.

- Tenha paciência. As atitudes não mudam da noite para o dia. Welch esperou até 1988 antes de implementar o Work-out. Ele sabia que nada pode substituir o tempo, e que outros aspectos de seu plano tinham de fazer efeito antes que ele conseguisse superar a inércia e estabelecesse a confiança em toda a empresa.



19. Escute as pessoas que efetivamente realizam o trabalho



As regras de Welch:

- O Work-out vira a hierarquia de cabeça para baixo. O programa Work-out era um sinal claro do compromisso de Welch de transformar a GE de alto a baixo. Os gerentes que não conseguissem responder às exigências do Work-out eram demitidos.

O segredo do Work-out é permitir que todos falem com liberdade. Essa é a oportunidade que o funcionário tem de ser ouvido. O sucesso do programa depende da disposição dos funcionários de falar aberta e francamente sem medo de ser penalizado. Isso não é nada fácil de fazer.

- Se não for possível realizar uma sessão completa de Work-out, tente uma minisessão de metade de um dia. O Work-out tal como realizado pela GE pode ser uma meta ambiciosa demais. Para não deixar que o diálogo morra, pense numa sessão de três horas durante a qual se discuta alguns temas específicos já acordados com antecedência. Siga muitas das diretrizes sugeridas nesse capítulo, mas reduza toda sessão a um programa de administração mais fácil. Se isso der certo, você poderá realizar sessões de dia inteiro para atacar problemas mais complexos.



20. Coloque-se à disposição de seus funcionários e responda a todas perguntas que eles fizerem!



As regras de Welch:

- Identifique aquelas práticas em sua empresa que poderiam fazer sentido anos atrás, mas que já não são relevantes. Toda empresa tem hábitos tolos que deveriam ter sido abolidos anos atrás. Identifique-os - e elimine-os.

- Crie programas fundamentados no Work-out. Considere o Worl-out um pré-requisito para iniciativas mais ambiciosas, tais como o Seis Sigma.

- A coisa mais importante que um líder faz é “buscar, acalentar e incentivar a voz e a dignidade de cada pessoa”. Não espere por uma iniciativa que envolva toda a empresa para começar a tratar bem as pessoas.



21. Stretch: Estique suas metas sempre que puder



As regras de Welch:

- Os líderes empresariais devem criar formas de obter o máximo de seus funcionários. Cada funcionário deve ser “esticado” (stretched) ao máximo. Na época do downsizing, você, como líder empresarial, não deve se sentir impedido de agir da mesma forma. Tire o máximo de seus funcionários.

- Os funcionários devem alcançar as metas fixadas e então ultrapassá-las. Se eles não atingirem essas metas de Stretch, tudo bem. Mas eles devem tentar esse “esticamento”. Decida-se entre exigir que seus funcionários atinjam de fato as metas do Stretch ou permitir que apenas a tentativa seja suficiente.

- O conceito de “esticamento” (Stretching) vale a pena porque significa que seus funcionários se esforçarão mais, mesmo que no final fiquem abaixo da expectativa. E ao tentar exceder suas metas, eles podem surpreender a si mesmos, fazendo o impossível. Incuta em seus funcionários a idéia de que eles devem ir além das metas ordinárias.



22. Faça da qualidade sua maior prioridade



As regras de Welch:

- A qualidade de seus produtos e processos pode determinar o sucesso da empresa que você dirige. Não dependa das iniciativas e estratégias de outra empresa para atacar o problema da qualidade. Ataque-o diretamente concebendo um plano abrangente.

- Descubra quanto tempo seus funcionários estão gastando para consertar um produto e reformulá-lo antes que ele seja enviado para o mercado. E então reduza o tempo que os funcionários gastam nessa parte do processo de qualidade.

A qualidade deve ser tão importante para o sucesso do cliente que seus produtos sejam a única escolha possível. Ao fazer da qualidade uma alta prioridade em sua empresa, você verá que a satisfação do cliente aumentará proporcionalmente.



23. Faça da qualidade a obrigação de cada funcionário



As regras de Welch:

- Inclua o Programa de Qualidade Seis Sigma nos esforços de controle de qualidade da sua empresa. Você verá que a qualidade dos seus produtos e processos irá melhorar enormemente.

- Aplique os padrões de qualidade Seis Sigma a diferentes elementos de sua empresa. Você deve examinar todos os setores de sua empresa, produtos e processos, e decidir quais deles devem ser priorizados ao implementar o programa Seis Sigma.

- Torne o Seis Sigma uma preocupação central. Você também deve deixar claro para seus funcionários que, seja qual for o programa de qualidade escolhido, ele deve se tornar o foco principal de atenção de cada executivo e cada funcionário.



24. Tenha certeza de que todos saibam como funciona o Seis Sigma



As regras de Welch:

- Siga os métodos gerais para atingir os níveis de qualidade Seis Sigma. Você conseguirá uma nova disciplina na sua empresa não apenas mensurando, mas analisando cada processo e transação.

- Os funcionários têm de controlar todo processo e transação em busca da solidez assim que tiverem sido aprovados. Você terá de implementar um sistema contínuo de controles para monitorar os progressos do seu programa de qualidade e para garantir que a qualidade não caia em algum momento no futuro.

- É muito importante quantificar os resultados do Seis Sigma, e a satisfação do cliente é um componente crucial dessa quantificação. Você também deve instituir pesquisas com os clientes para conhecer e quantificar o progresso de seus esforços de qualidade Seis Sigma.



25. Certifique-se de que o cliente perceba a qualidade



As regras de Welch:

- Não é suficiente instituir um Programa de Qualidade Seis Sigma. Você não pode partir do pressuposto segundo o qual apenas porque instalou o programa, os clientes vão ficar entusiasmados com ele. Os clientes têm de ser incluídos no processo. Você deve certificar-se de que seus clientes estejam percebendo os resultados de seu programa Seis Sigma o mais rapidamente possível.

- Inclua o cliente nas discussões logo nos primeiros estágios. Não espere demais para mostrar aos clientes o que a implementação do Seis Sigma está fazendo pela empresa.



26. Cultive seu setor de serviços - ele é o futuro



As regras de Welch:

- Não trate os serviços como um “mercado secundário” Você deve começar a tratar os serviços como uma parte essencial do seu mercado.

- Ao enfatizar os serviços, sua empresa deve multiplicar muitas vezes seus mercados potenciais. Você deve estudar suas linhas de produtos para saber se pode oferecer serviços relativos a eles.

- Entre na parte de prestação de serviços do seu negócio o mais rápido possível. Invariavelmente, a parte do negócio dedicada aos produtos terá menores taxas de crescimento do que o setor de serviços. Isso deve servir de incentivo para você entrar no setor de serviços o mais rapidamente possível.



27. Transforme sua empresa numa e-empresa



As regras de Welch:

- Pôr informações sobre produtos na Internet é muito diferente de deixar sua empresa completamente dependente da Internet. Vá além da troca de informações na Internet e aprenda que partes da sua empresa pode ir para a Internet sem muita dificuldade.

- Transforme sua empresa numa e-company o quanto antes. Veja sua empresa na totalidade, e comece a pôr tantas funções e processos na Internet quanto for possível. As vantagens sobre a produtividade e a eficiência serão enormes.

- Transformar-se numa e-company é especialmente aplicável àquelas empresas que possuem um enorme componente de serviços. Uma significativa parte da transição da General Electric da manufatura para os serviços se deu tirando partido da Internet. Você, como líder empresarial, só pode beneficiar-se da porção de sua empresa ligada à prestação de serviços reinventando seu negócio na forma de uma e-company.



28. Adapte os empreendimentos já existentes para a Internet - não parta do princípio de que é necessário um novo modelo



As regras de Welch:

- Adapte seu modelo de negócios à Internet. Não tenha medo de que seu modelo empresarial não funcione na Internet. Se você simplesmente continuar o que sempre veio fazendo, isso dará certo na rede.

- Você não precisa de um novo modelo empresarial para a Internet. Você não vai acabar com nenhuma dos seus empreendimentos, mas apenas adaptá-los à Web.

- A Internet não é tão assustadora quanto parece a princípio. Montar sites na Web não é coisa muito complicada. Encontre o pessoal certo para criar e manter seu Website. Os resultados devem ser extraordinários.



29. Use o e-business para dar o golpe de misericórdia na burocracia



As regras de Welch:

- A Internet permite que os gerentes se comuniquem instantaneamente com os funcionários. Use a Internet regularmente para transmitir a mensagem da empresa.

- Reinvente a empresa para concorrer na rapidez da Internet. Pense em termos de dias e semanas, em vez de anos. Tirar proveito da rapidez da Internet mudará os fundamentos da sua empresa.

- O sucesso na Internet tem mais a ver com uma empresa fundamentalmente forte do que com qualquer outro fator. Na GE, esses fundamentos incluem empresas líderes de mercado, o programa de qualidade Seis Sigma, capacidade de atendimento de alto nível, confiabilidade, marca, etc.



Extraído do Livro ‘Os 29 segredos de Jack Welch’ de Robert Slater - Editora Campus






Fonte:

liderancanegocios.com.br

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