17 de ago. de 2012

Elimine as Pessoas Tóxicas

Aproveitando a chegada da sexta-feira, pense em quem te incomodou nesta semana... Quem você conhece que não vale a pena nem ficar perto? Algumas pessoas incomodam pela simples presença. Quando entram na sala, parece que produtividade cai, todo mundo se desconcentra e as tarefas mais simples acabam não saindo direito.

São Pessoas Tóxicas. Além de sugar toda a boa energia trazida pela oxigenação do ambiente, parece exalam só gás carbônico, ou até veneno mesmo! Vampirizam toda a equipe e afetam o clima organizacional de forma incisiva.

Saber lidar com pessoas tóxicas é importante porque nem sempre podemos evitá-las. Muitas vezes, não basta ignorá-las ou deixar de incluí-las nas equipes de trabalho. E pior, há ocasiões em que somos obrigados a conviver com elas.

Falar com elas nem sempre adianta. O comportamento padrão é o "desculpista", ou seja, para tudo tem uma justificativa, que obviamente, passa longe de sua responsabilidade. Além disso, são pessimistas e tendem a espalhar o sentimento de que nada vai dar certo, ou porque faltará tempo ou condições. Também são carentes de iniciativa, incapazes de propor uma solução melhor ou pior. Somente apontam erros, que nem sempre são coerentes, mas nem sob pressão propõem novas ideias.

A melhor maneira de lidar com o problema é ter consciência de quem são estas pessoas e procurar não ser afetado pelo seu comportamento negativo, em primeiro lugar. Depois, o tanto quanto possível, é necessário blindar o restante da equipe, porque dependendo do grau de toxicidade que ela exala, a contaminação pode ser rápida. De uma hora pra outra, sem nem se entender direito o porquê, todos ficam desmotivados, desorganizados e desunidos.

Identifique na sua equipe se há pessoas tóxicas. Se puder, elimine-as. Se não puder, use sua máscara de oxigênio e prepare-se para proteger também o restante das pessoas que trabalham com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário