23 de mai. de 2011

Como fazer apresentações sem power point?

Parece até uma pergunta boba, porque hoje todo mundo usa slides em qualquer apresentação, mas não é. Hoje mesmo eu presenciei uma situação embaraçosa: em uma apresentação de projeto educativo, o arquivo do pendrive não abriu direito e ficou um pouco corrompido. Dava pra ler, mas com muito esforço, os textos pareciam desconectados e, pra piorar eram longos.

Quando um interlocutor que estava assistindo a apresentação pediu que os slides fossem abandonados, a apresentadora em questão quase entrou em pânico: -Mas eu preciso ler! - disse em tom de súplica. Ele calmamente retrucou: - Se você precisa ler, é porque não está preparada. - ouviu de volta.

Simples assim.

É um erro começar preparando sua apresentação diretamente no power point. Os slides devem conter os tópicos somente. O conteúdo maior, bem como os detalhes devem ser de domínio do intelecto do apresentador. Somente desta forma, se ele tiver problemas com o arquivo ou for incitado a não usar nenhum recurso técnico irá se sentir seguro e transmitir confiança e credibilidade enquanto fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário